top of page

Como saber se os rins estão doentes?

Para a sua saúde, todos os seus órgãos precisam funcionar bem. E a saúde dos seus rins é muito importante para a sua qualidade de vida. Só que os rins são "silenciosos", eles pouco avisam que estão com problemas, e frequentemente quando descobrimos, a doença já está avançada, sem condição de cura. Então, como saber se nossos rins estão com problemas? Com 2 exames muito simples e fáceis de fazer: uma coleta de sangue para dosagem de creatinina e uma coleta de urina para avaliação (exame simples de urina, ou EAS).


A creatinina é uma substância continuamente produzida pelos nossos músculos e eliminada pelos nossos rins, mantendo um valor constante quando dosada no sangue. Se esses valores aumentam, maiores que o normal, possivelmente estamos frente ao não funcionamento adequado dos rins.


Já o exame de urina (idealmente a 1ª urina eliminada na manhã, encaminhada o mais rapidamente possível para análise (se possível conservada no gelo) pode mostrar elementos que não aparecem na urina produzida por rins saudáveis, as proteínas. Quando elas aparecem (dosagem maior que o normal OU na presença de cilindros -moldes de proteínas de estruturas internas dos rins) sabemos que o mecanismo de filtração dos rins não está funcionando corretamente, já que elas não deveriam passar para a urina.


Para uma avaliação adequada, ou se houver dúvidas ou suspeita de doença renal, consulte um nefrologista (para adultos) ou nefropediatra (para crianças e adolescentes). Cuide bem dos seus rins e tenha uma vida saudável!



Коментарі


bottom of page