APOIO ASSISTENCIAL

A Fundação do Rim, desenvolve e mantém atualizado um Censo com todas as crianças e jovens em tratamento dialítico no estado do Rio de Janeiro, traçando o perfil socioeconômico, visando a integração destes pacientes aos projetos assistenciais oferecidos, bem como atuar na melhoria da qualidade de vida. Temos a missão de acolher o paciente e familiar no início do tratamento dialítico; orientando-os, inclusive, como obter benefícios oferecidos pelo governo, tais como BPC, medicamentos, etc.

Promovemos a interação da equipe multidisciplinar que atende a estes pacientes e buscamos criar uma rede de apoio através de parcerias com outras instituições e com a sociedade civil.

Orientamos os pacientes cadastrados na Fundação do Rim, sobre a inscrição na fila de espera de transplante e a importância da evolução educacional.

FISIOTERAPIA

A doença renal crônica apresenta várias complicações, inclusive limitações físicas. A maioria dos pacientes em tratamento dialítico é inativa ou pouco participa de atividades esportivas. A Fundação do Rim é pioneira no atendimento fisioterapêutico às crianças e adolescentes renais crônicos durante a hemodiálise. Apoiado pelo Instituto Phi desde 2016, o projeto de fisioterapia visa melhorar, principalmente, a capacidade funcional e o condicionamento pulmonar do paciente e também fortalecer sua musculatura, já que a perda de massa muscular na maioria das vezes é bem significativa na DRC (doença renal crônica).

SUPORTE ALIMENTAR

Compreendendo que uma vida digna começa pelo direito de se alimentar, a Fundação do Rim oferece cestas básicas, leites e outros suplementos alimentares prescritos às famílias de baixa renda. Ressaltamos o lado perverso da doença renal crônica que fragiliza e enfraquece física e mentalmente toda a unidade familiar. A doença renal inviabiliza muitas vezes que o responsável mantenha um trabalho de jornada regular. Através de um trabalho contínuo, sério e afetuoso, nossa equipe, em parceria com as assistentes sociais das unidades, avalia a situação de cada família para permanência das mesmas no projeto.

prevenção

Devido a alterações no trato urinário decorrentes de doenças congênitas, precisando utilizar a sonda ou o cateter para o esvaziamento adequado da bexiga, a Fundação do Rim auxilia as famílias que passam por dificuldades financeiras, fornecendo mensalmente sondas uretrais necessárias aos pacientes que fazem uso contínuo desse produto.

HIGIENE

Como forma de possibilitar que as famílias atendam a outras necessidades dos menores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos, a Fundação do Rim desenvolve um projeto mensal de doação de fraldas descartáveis, além de projetos esporádicos de doações de materiais de higiene pessoal.

cultura e lazer

A Fundação do Rim promove eventos de lazer e entretenimento para os assistidos e seus familiares, como o evento chamado “Ida ao Cinema” patrocinado pela empresa parceira Fresenius Medical Care, que acontece anualmente próximo ao dia das crianças.

MUSICOTERAPIA

press to zoom

Levando-se em consideração que as crianças e jovens em diálise ficam com a vida escolar e social comprometida devido ao tratamento, a musicoterapia ajuda a desenvolver a criatividade que normalmente está introvertida em seu desenvolvimento devido a esse contexto.

A musicoterapia pode atuar como forma de catarse e de elaboração do sofrimento vivido, dando vazão às emoções cotidianas através das músicas cantadas, improvisadas, compostas e até mesmo apenas no tocar ou ouvir uma canção.

A musicoterapia modifica a rotina “igual” da diálise, trazendo novidades e diminuindo o impacto do crônico na vida dos pacientes. Auxilia a transformar o ambiente mais “frio” do hospital num lugar mais acolhedor, possibilitando a integração de todos, melhorando vínculos entre pacientes, família e funcionários.  Já que as crianças estão acompanhadas dos responsáveis durante a diálise, a musicoterapia em muitos momentos os inclui no atendimento e ouvir os pais traz também benefícios para a criança e a vida familiar.

OUTROS PROJETOS

A Fundação do Rim promove outras campanhas durante o ano, onde são distribuídos aos assistidos: mantas, toucas e meias, jogo de toalha, jogo de lençol, brinquedos, doces, roupas e calçados.