fundobanner quem somos.png
QUEM SOMOS.png
fundo verde.png

NOSSA CAUSA

A Fundação do Rim Francisco Santino Filho é uma instituição de ação voluntária sem fins lucrativos, tendo por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens (de 0 a 20 anos), portadores de doenças renais crônicas no estado do Rio de Janeiro (em tratamento conservador, em diálise ou transplantados). 

Desenvolvemos projetos assistenciais voltados a esses menores, em sua maioria provenientes de famílias de baixa renda ou em risco social. Realizamos, ainda, ações que visam prevenir a doença renal e reduzir as dificuldades que envolvem o tratamento dialítico, incentivando o transplante renal como terapia de escolha.

borboletas.png
shadow banner.png

NOSSA HISTÓRIA

A Fundação do Rim Francisco Santino Filho foi criada em 2004 por um grupo de médicos, enfermeiros e advogados envolvidos na assistência de pacientes renais com o objetivo de promover e estimular estudos e pesquisas no campo nefrológico e nas especialidades afins. A escolha pela causa foi motivada pela demanda que havia no Rio de Janeiro por uma instituição com um olhar diferenciado para a criança renal e pela carência de hospitais com leitos e tratamento dialítico infantil na época. O nome é uma homenagem ao Dr. Francisco Santino Filho, grande incentivador da nefrologia pediátrica e responsável pelos primeiros transplantes infantis realizados no Rio de Janeiro. Ao longo desse tempo, mais de mil crianças e adolescentes passaram pela organização.

 Nossa missão é promover a melhoria da qualidade de vida de crianças e de jovens em tratamento conservador, em diálise ou transplantados.

borboletas.png
fotoredonda.png

a doença renal

As doenças renais são condições potencialmente graves, provocadas pela redução da eficiência das funções metabólicas dos rins, órgão vital para o organismo. Tratam-se de problemas comuns que podem acontecer de forma crônica ou aguda, causando complicações severas. 

 

De acordo com estudos da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), aproximadamente 10 milhões de brasileiros têm alguma disfunção renal. Ou seja, é um número elevado de casos, que demonstra a necessidade de ter atenção e adotar medidas preventivas. 

shadow banner.png
borboletas.png

transparência

A credibilidade de uma Instituição tem como um de seus pilares a TRANSPARÊNCIA. 

A Fundação do Rim tem suas ações e contas auditadas por auditores externos independentes, além da aprovação das mesmas pelo Ministério Público. Além disso, suas atividades são divulgadas nas mídias sociais, estando à disposição a qualquer cidadão interessado, em especial aos que acreditam no nosso trabalho, a quem somos gratos. Estamos, sempre, à disposição para qualquer tipo de esclarecimento. 

prestação de contas

Clique para visualizar o arquivo:

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2021

RELATÓRIO DE AUDITORIA

2021

borboletas.png
borboletas.png
fotoredonda2.png

NOSSA EQUIPE

05.png

Luiz Fernando Froimtchuk

DIRETOR PRESIDENTE

PINHO.png

Carlos Natividade Tavares de Pinho

DIRETOR EXECUTIVO

01.png

Maria de Fátima Santos Bandeira

VICE-PRESIDENTE

natalia.png

Natália Eufrazio

ANALISTA DE PROJETOS

04.png

Francisco Ramos Alves

CONSELHO GERAL

andreia.png

Andreia Patrocinio

ASSISTENTE SOCIAL